A TIM (BOV:TIMP3) não encontrará fronteiras no Brasil, pelo menos é o que garante o presidente da Telecom Italia – controladora da TIM – Franco Barnabé. O executivo refutou qualquer possibilidade da operadora telefônica ser vendida, ainda que o futuro da multinacional possa não ser bom visto com bons olhos pelo órgão antitruste brasileiro, o CADE.

Os investidores tem esse temor em virtude da dissolução da Telco – uma consórcio formado pelas empresas Generali (28,2%), Mediobanca (10,7%), Intesa (10,7%), família Benetton (8,2%) e a espanhola Telefonica (42,3%). Este consórcio controlou, até então, a Telecom Italia, que por sua vez controla a TIM aqui no Brasil, mas agora com a sociedade diluída, a Telefonica poderá ser a maior acionista individual, com 10% da Telecom Italia.

Isto no Brasil representaria um problema, uma vez que, no Brasil, a Telefonica é controladora de uma das concorrentes mais ferrenhas da TIM, a Vivo. Portanto, a empresa espanhola passaria além de ter controle sobre os ativos da Vivo, também contaria agora com controle indireto da TIM, podendo, na visão do órgão antitruste, prejudicar a livre concorrência.

Outro fator que endossou os rumores sobre a venda da TIM seria a capacidade que a venda de seus ativos teria de amortizar dívidas da Telecom Italia, que nos últimos balanços registrou prejuízo de €1,4 bilhão. Sobre a manutenção dos ativos TIM no Brasil, Barnabè ressalta:

“Qualquer cenário catastrófico [que justificasse essa venda] está completamente fora de questão”

As ações da TIM (TIMP3) estão cotadas a R$9,00 a unidade, operando com alta de +1,35% às 15h10.

Revista ADVFN

Uma revista com novos conhecimentos,

que ensinam a acumular capital com mais calma e sabedoria.

Clique aqui

TIM ON (BOV:TIMS3)
Historical Stock Chart
Von Jun 2024 bis Jul 2024 Click Here for more TIM ON Charts.
TIM ON (BOV:TIMS3)
Historical Stock Chart
Von Jul 2023 bis Jul 2024 Click Here for more TIM ON Charts.